A SpaceX realiza a segunda tentativa de lançamento do Starship Voo 10, o décimo ensaio integrado do maior e mais potente foguete em operação. O conjunto mede 123 m de altura, atinge 5.400 t totalmente abastecido e produz mais que o dobro do empuxo do Saturn V, utilizado nas missões Apollo. Esta etapa de testes contempla a quarta repetição do mesmo perfil de voo, ainda sem êxito, e envolve a versão 2 (V2) da nave Starship, apontada como o ponto crítico das falhas anteriores.
• Altura total: 123 m • Massa abastecida: 5.400 t (cerca de 400 t acima da versão V1) • Empuxo: mais do que o dobro do Saturn V • Versão da nave: Starship V2, usada pela quarta vez em voo
• Simuladores Starlink: peças metálicas que imitam satélites serão ejetadas para validar o sistema de liberação de carga. Caso ocorra como planejado, será a primeira descarga orbital bem-sucedida da Starship.
• Escudo térmico parcial: várias telhas foram removidas para examinar o comportamento da fuselagem durante a reentrada. Esta escolha pode levar à desintegração da nave.
• Pouso do Super Heavy: o propulsor tentará o retorno usando menos motores do que o padrão, aumentando o nível de estresse estrutural.
As três tentativas anteriores que adotaram a Starship V2 terminaram em perda do veículo. Nas duas últimas, a nave explodiu em voo por motivos distintos não divulgados, mantendo o foco da investigação interna na confiabilidade desta variante.
Até o momento, a SpaceX retoma preparativos para a decolagem, mantendo o mesmo plano de voo e implementando os ajustes descritos. O resultado desta segunda tentativa determinará se o Voo 10 alcançará a primeira liberação de carga da Starship ou se repetirá os insucessos anteriores.
A liberação de simuladores Starlink, que valida o sistema de descarga orbital da Starship.
Imagem: Internet
As três missões anteriores com esta variante terminaram em falhas, incluindo duas explosões em voo.
A remoção de partes do escudo térmico pode causar a desintegração da nave, fornecendo dados sobre limites estruturais.
Com informações de Space Today
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